quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

OBRAS DE CARAVAGGIO

Michelangelo Merisi da Caravaggio (Milão, 29 de Setembro de 1571Porto Ercole, comuna de Monte Argentario, 18 de Julho de 1610) foi um pintor Italiano atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, entre 1593 e 1610. É normalmente identificado como um artista Barroco, estilo do qual ele é o primeiro grande representante.
Mesmo ainda vivo, Caravaggio era considerado enigmático, fascinante e perigoso. Nascido em Milão, onde seu pai, Fermo Merisi, era administrador e arquiteto-decorador do Marquês de Caravaggio, Michelangelo Merisi surgiu na cena artística romana em 1600 e, desde então, nunca lhe faltaram comissões ou patronos. Porém ele lidou com seu sucesso de maneira atroz. Uma nota precocemente publicada sobre ele, em 1604, descrevia seu estilo de vida três anos antes: "após uma quinzena de trabalho, ele irá vagar por um mês ou dois com uma espada a seu lado e um servo o seguindo, de um salão de baile para outro, sempre pronto para se envolver em alguma luta ou discussão, de tal maneira que é bastante torpe acompanhá-lo." (Floris Claes van Dijk; Roma, 1601). Em 1606, mata um jovem durante uma briga e foge de Roma, com a cabeça a prêmio. Em Malta (1608) envolve-se em outra briga, e mais outra em Nápoles (1609), possivelmente um atentado premeditado contra a sua vida, por inimigos nunca identificados. No ano seguinte, após uma carreira de pouco mais do que uma década, Caravaggio estava morto, aos 38 anos.
















OBRAS DE REMBRANDT

Rembrandt Harmenszoon van Rijn (Leiden, 15 de julho de 1606Amsterdã, 4 de outubro de 1669) foi um pintor e gravador holandês.
É considerado um dos maiores de sua arte em toda a história. Suas contribuições à arte surgiram em um período denominado pelos historiadores de "Século de Ouro", na qual a influência política, a ciência, o comércio e a cultura neerlandesa — particularmente a pintura — atingiram seu ápice.














MUSEU BRITÂNICO

Criado na segunda metade do século XVIII tendo como acervo inicial o espólio do Sir Hans Sloane, o Museu Britânico é o primeiro museu público do mundo. Projeto semelhante ao magnífico museu de Alexandria, criado por Ptolomeu I, que era associado à mais valiosa biblioteca da antiguidade. Data da época em que a humanidade começava a reconhecer todas as potencialidades de um museu como instituição de educação geral e centro de pesquisas, muito mais que um repositório de raridades. Foi criado a partir da iniciativa do gênio do Sir Sloane, famoso médico nascido na Irlanda e presidente da Sociedade Real entre 1727 e 1740.